O último mês do primeiro semestre de 2024 terminou com registro de somente 3 milímetros de chuvas em Sumaré. O controle pluviométrico é realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município, para acompanhar as condições dos mananciais que abastecem a cidade. O quadro é totalmente diferente do observado em 2023, quando choveu 45 milímetros. No semestre, foram 366mm neste ano, uma redução de 55% no comparativo com o ano anterior, quando choveu 814mm.
Para o mês de julho, a projeção do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade de Campinas) é de tempo seco e temperaturas acima da média para o período. Um cenário observado no período de outono e que se repetiu no início do inverno, em junho.
Ainda segundo o Cepagri, como a região sudeste permanece sob influência do fenômeno El Niño, característico por impulsionar um aquecimento acima do normal, deve haver pouco impacto das frentes frias que se aproximarem. Desta forma, a temperatura deve permanecer elevada em um inverno mais quente.
Captação opera em normalidade
Nesta semana, a atualização da condição dos mananciais registra o rio Atibaia com 1,70 metro de profundidade, enquanto o mínimo necessário para captação é de 1,20 metro. A represa do Marcelo opera com 92% de sua capacidade, com um mínimo necessário de 38%. Já as captações do Horto 1 e Horto 2 operam, respectivamente, com 100% e 82% de suas capacidades. Os mínimos requeridos em ambas são de 64% e 62%.
“O mês de junho manteve as características deste período de estiagem antecipada que vivemos. Sem chuvas e com as temperaturas elevadas. Ainda assim, temos condição de normalidade no sistema de abastecimento neste momento. Evidente que com a manutenção prevista deste quadro por mais alguns meses, é necessário adotarmos medidas de consumo responsável da água”, afirma Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.
Jogando Junto pela Água
Para incentivar a população a respeito do consumo responsável da água, a concessionária mantém a campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaágua.com.br). No site, há dicas relevantes de como fazer o uso consciente do recurso hídrico, entre elas, manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, ensaboa a louça ou lava as mãos. E trocar a mangueira pelo balde na hora de lavar carros. No caso de quintais, o ideal é reaproveitar a água da lavadora de roupas.
A BRK também desenvolve ações de combate às perdas de água. Entre as ações estão a substituição de redes de água antigas, de ferro fundido, pelo moderno PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que tem reduzido efeito de incrustação, o que diminui rompimento e perda de água. A caça a vazamentos não visíveis, com uso de tecnologia, e a troca de hidrômetros também estão entre as atividades com resultados positivos.